Olá princesas, hoje vim trazer pra vocês algumas informações sobre acne, sei que muitas de vocês tem algumas dúvidas espero ajudá - las.
O que é acne ?
A acne é uma doença que se manifesta, sobretudo, em adolescentes, devido à oleosidade cutânea causada pelo nível elevado dos hormônios sexuais. Segundo o Ministério da Saúde, 70 a 95% dos jovens com idade entre 13 e 18 anos têm cravos e espinhas, que se manifestam mais cedo em meninas.
A afecção em geral regride após os 20 anos e resulta de hiperatividade das glândulas sebáceas, influenciadas poe desiquilíbrio hormonal. O excesso de sebo e pele morta obstrui o canal pilossebáceo. Esse fator, somado a presença da bactéria
Propionibacterium Acnes, leva a formação de pontos de inflamação, as espinhas. Na maioria dos casos, elas se localizam no rosto, principalmente na zona T (queixo, nariz e testa), mas também podem surgir no dorso, costas e ombros, onde as glândulas sebáceas são maiores.
Alimentação ajuda ?
Ainda não foi estabelecido uma relação direta entre o seu surgimento e o tipo de alimentação, mas nutricionistas lembram que uma dieta rica em frutas, legumes, alimentos integrais e de baixo índice de doenças, inclusive a acne.
Em relação a cafeína presente no café, chás e refrigerantes, Paula Castilho diz que "um consumo maior está relacionado ao aumento de estresse, que pode levar ao surgimento de mais lesões ou à piora do quadro".
Carne vermelha, leite e derivados devem ser evitados, devido aos altos teores de proteína, que aumentam o hormônio do crescimento, congestionando as glândulas sebáceas e, consequentemente, piorando o quadro. " A dieta ocidental está intimamente relacionada à presença ou aumento da acne", ressalta.
Tipos de acne:
- Leve ou comedoniana: caracteriza-se pela secreção de sebo e manifesta-se por pontos brancos e pretos. Esses últimos se formam quando a pele apresenta poros abertos. Em contato com o ar, o sebo oxida. Não há presença de bactérias.
- Moderada ou papulo-pustulosa: surgem mais espinhas, acompanhadas de inflamação.
- Grave ou acne nodulocística: além das espinhas há pápulas, pústulas, nódulos e cistos. Os nódulos têm diâmetro superior a 5mm, podem ficar encravados na pele e evoluir para o abscesso.
- Muito grave ou acne fulminante: embora rara, acomete, sobretudo, o sexo masculino. Os nódulos, numerosos, grandes e supurativos podem se transformar em lesões ulceradas, necróticas e hemorrágicas. Os sintomas são febre alta, dores musculares e alteração do estado geral.
Tratamento:
A escolha do tratamento depende do tipo e da intensidade das lesões. Para acne leve a moderada em geral são indicados medicamentos tópicos, como os retinoides, que facilitam a saída do sebo, eliminando os comedões. A irritação local pode ser aliviada com o uso regular de creme hidratante.
" Na presença de cravos e espinhas, o peróxido de benzoíla - que pode ser associado a um antibiótico tópico - é o mais recomendado, por ser comedolítico. Como é fotossensibilizante, é preciso usar protetor solar", explica a dermatologista Karla Assed.
Os antibióticos locais são para os casos de intolerância as tratamentos anteriores. Geralmente, são combinados a um retinoide ou ao peróxido de benzoíla, o que exige restrição à exposição solar. Eles diminuem a população de Propionibacterium acnes.
Antibióticos via oral, combinados a medicamentos tópicos, são indicados para acne grave com a presença de pústulas ou nódulos, resistentes às terapias convencionais.
A isotretinoina é o medicamento mais eficaz, pois atrofia as glândulas sebáceas, diminuindo a secreção do sebo e alterando sua composição, além de evitar a obstrução da abertura do folículo piloso e de reduzir a inflamação.;:
A melhor forma de cicatrizes é iniciar o tratamento o mais cedo possível e seguir a orientação médica. "Também é fundamental não espremer cravos e espinhas", ensina a dermatologista Karla Assed.
Para atenuar as cicatrizes há diversas opções, desde peeling químico ou de cristal ao laser de média e alta potência. Os mais recomendados são o Fraxel (laser fracionado), o CO², o Trinit - que associa três tipos de laser, fracionado, luz pulsada e radiofrequência - e a Luz Intensa Pulsada. A escolha depende do tipo e profundidade da lesão. "Só um exame cuidadoso pode determinara conduta. Seja qual for, há sempre uma melhora", diz especialista.
O que é importante saber?
Muito se fala sobre a acne e suas causas. Alguns aspectos ainda estão em estudo. Confira:
VERDADE
- O sol é um falso amigo: no início, a pele resseca e fica com melhor aparência mas, depois, há uma piora da acne devido à retenção da oleosidade. Formam-se mais pústulas e abscessos e podem surgir manchas escuras nas lesões. É imprescindível o uso de filtro solar.
- Os resultados do tratamento demoram algumas semanas. É preciso paciência e persistência para tratar a acne.
- Espremer as espinhas estimulam a inflamação e aumenta o risco de cicatrizes. Também não se deve apertar ou coçar as lesões, porque isso favorece o aparecimento de outras. A limpeza de pele só deve ser feita por profissionais habilitados.
- A acne grave abala a autoestima dos adolescentes. O índice de sintomas depressivos é bem mais elevado em pacientes acneicos.
- O estresse está ligado ao aparecimento ou agravamento das lesões. Em situações de tensão, o organismo produz o hormônio cortisol. Quando essa produção é exagerada, há uma maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas. Ele também se torna mais espesso.
CONTROVERSO
- O cigarro deixa os poros dilatados e estimula a produção de sebo, porém, não há estudos relevantes que comprovem sua associação com a acne.
- Comer muito chocolate pode intensificar o aparecimento da acne ou piorar o quadro. Até agora, nenhum estudo estabeleceu essa ligação. No entanto, alguns especialistas acham melhor evitar alimentos como chocolate e amendoim. "Eles estimulam a oleosidade cutânea", diz a nutricionista Paula Castilho.
Cuidados Básicos:
- Aplicar os antiacneicos tópicos à noite, antes de deitar, sobre a pele limpa e seca. Pela manhã, limpar a pele para eliminar as células mortas e o sebo. Depois, passar hidratante específico para pele acneica.
- Não fazer a higiene com produtos muito decapantes. Eles agridem a pele e geram um hiperseborreia reacional.
- Evitar cosméticos muito oleosos, que favorecem a formação de lesões comedonianas.
- Homens com espinhas na região da barba devem usar barbeador elétrico, que não corta as lesões.
- Para esconder imperfeições cutâneas pode, ser usada uma base cosmética, desde que não seja comedogênica.
- A isitretinoina causa ressecamento intenso da pele e das mucosas. A aplicação diária de cremes hidratantes é indispensável.
Alguns produtos que recomendo:
Gel de Limpeza Profunda de Vichy
Natura Faces Sabonete Antiacne Limpeza Profunda
Nivea Visage - Gel esfoliante diário
Avon Clearskin Gel de Limpeza Profunda
Estes são produtos em conta e fácil de achar.
Bom meninas, foi isso ficou um pouco grandinho mais queria passar quase tupo pra vocês !!
Espero que gostem, um beijo e fiquem com Deus..